Descubra como o funil de vendas pode transformar o seu comércio local em uma máquina de conversão. Aprenda o passo a passo e aumente suas vendas com estratégia!
Você dá o seu melhor, faz análises, planilhas, gráficos, reuniões com os funcionários, da o seu sangue mas suas vendas continuam estagnadas, ou pior, decaindo. E aí você se pergunta o que mais eu tenho que fazer para aumentar o meu lucro ?
O mundo gira em torno de vendas, o tempo todo estamos vendendo, seja nossa imagem, seja nosso produto, seja nossos objetivos e o seu comércio não fica fora dessa roda de vendas infinita, é o concorrente que abre a loja com os mesmos produtos há duas quadras da sua, com preços abaixo, dentre tantas outras situações. Mas o que fazer para entender o seu problema e realmente vender o que precisa e muito mais?
O que é o Funil de Vendas?
O funil de vendas é um modelo que representa a jornada do cliente de forma estratégica, desde o primeiro contato com a sua loja, o momento da compra e às vezes até além disso. Ele é dividido em três partes:
Topo do funil (atração): onde você atrai novos interessados.
Meio do funil (relacionamento): onde você nutre esse interesse e gera confiança.
Fundo do funil (conversão): onde você transforma esse contato em cliente de verdade.
Por que o Funil de Vendas é Importante para o Comerciante Local?
Ok, nós vemos várias empresas do mundo digital, não só as grandes, mas essa é uma estratégia de vendas para pequenas empresas também. Utilizando esses métodos para medir suas vendas e aumentá-las. Mas talvez você comerciante tenha a grande ilusão que não se encaixa no mesmo “time”, por ter um negócio local, por já ter seus clientes fixos a anos, entre tantas outros motivos que você cria, para se convencer de que não precisa inovar. Mas senta aí porque agora eu vou te dar alguns motivos para você entender porque você precisa aplicar o funil de vendas no seu negócio.
Um funil bem aplicado e bem construído, Muda o Jogo, você:
- Para de uma vez por todas, de ficar dependendo, só de indicação e movimento de rua.
- Começa a vender mesmo quando a loja está vazia, nos dias que o lucro era para ser zero, ou negativo.
- Atrai os clientes certos, que realmente têm interesse no que você oferece.
- Constrói um relacionamento duradouro com quem comprar de você. Da mesma forma que você já faz com seus clientes de rua, só que agora com objetivo e clareza.
Você deixa de ser um comércio que só vende quando dá, só na temporada, só nas férias, só no verão, só no inverno e etc. E passa a vender sempre.
Como Criar um Funil de Vendas na Prática?
Aqui vai um passo a passo simples:
- Defina quem é o seu público alvo:
Qual tipo de cliente você quer atrair? Quem é o cliente ideal para o seu tipo de negócio? - Crie conteúdo para atrair atenção: Invista nas redes sociais, não é besteira, é a realidade atual, entenda isso de uma vez por todas. Use para postar dicas, curiosidades, bastidores, novidades… algo que chame atenção e gere interesse. Essa é a porta de entrada do funil. Marketing para empreendedores locais, funciona sim.
- Ofereça algo de valor: Porque o seu produto é melhor que qualquer outro do Brasil sim! Pare de pensar pequeno, gere valor, qualidade no produto que você vende e supervalorize sim, você sabe do que é capaz de oferecer ao seu cliente. E crie uma “isca” para conseguir chegar até o seu cliente desejado. Pode ser um desconto, uma amostra, um cupom ou um conteúdo exclusivo. O objetivo é trocar isso por um contato, como o WhatsApp ou e-mail do cliente.
- Construa relacionamento com o cliente: Mande mensagens estratégicas, de tempos em tempos, com muita sutilidade, depoimentos, bastidores ou benefícios exclusivos, promoções imperdíveis. Tudo para que ele se sinta lembrado e valorizado, claro sem incomodar.
- Faça ofertas estratégicas: Agora sim, faça a venda. Mas não qualquer venda: uma oferta pensada, clara e irresistível. Isso é fundo de funil.
Conclusão: O Funil de Vendas é o Caminho Para Crescer com Consistência
Chega de adiar no seu comércio a chegada do que é o futuro, se você não quer mais viver no passado, vendendo quando dá, de forma arcaica que a gente sabe que funciona, afinal, você chegou até onde chegou assim. Mas quanto mais tempo vai durar com todas as outras empresas e comércios se atualizando? Pare de depender da sorte. Comece a construir o seu funil de vendas. Ele não é apenas uma ferramenta, é um divisor de águas entre quem vive de tentativas e quem constrói resultados. O futuro é agora, e esta te esperando.