Recentemente tivemos um caso chocante que repercutiu em todo País ,uma mulher foi vítima de uma violência brutal, 61 socos foram desferidos, pelo seu companheiro dentro de um elevador. Casos como esse são só mais um, dentro de uma estatística cruel da violência contra a mulher.
No Brasil, a cada 7 minutos, uma mulher é vítima de violência. E a maioria desses casos acontece dentro de casa, longe dos olhos da sociedade. Foi para romper esse ciclo de silêncio e dor que nasceu o Agosto Lilás, o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A campanha teve início após a criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, um marco na proteção dos direitos das mulheres brasileiras.
A Violencia Não Vê Cara E Nem Coração
Mesmo diante de casos crueis, desumanos, talvez nem tenham inventado ainda uma palavra para isso, mesmo diante de situações diárias de violência contra a mulher, ainda tem pessoas que não entendem a importância de nos conscientizarmos e lutarmos, juntos.
A violência contra a mulher não tem cara, não tem status social, não tem cor ou qualquer tipo de aparência.
No Brasil a violência doméstica afetou, aproximadamente, 177 mil mulheres só no ano de 2023, e infelizmente esse número só vem crescendo. A probabilidade de uma mulher do seu ciclo social já ter sofrido ou ainda sofrer violência dentro de casa é muito mais alta do que você pode imaginar.
Por Que Apoiar A Causa Da Mulher É Um Compromisso Do Seu Negócio?
Abraçar a responsabilidade social de causas como essa, faz a sua empresa carregar um novo propósito, diferente daquele que você já traz consigo que é seu, esse propósito é coletivo. Apoiar a causa da violência contra a mulher significa criar um ambiente seguro, acolhedor e livre de abusos, onde funcionárias e clientes se sintam protegidas e valorizadas. Isso vai além de palavras: é capacitar equipes para identificar sinais de abuso, disponibilizar canais confidenciais para denúncias, promover campanhas de conscientização e firmar parcerias com instituições de apoio local. Você, empresa, tem nas mãos o poder de inspirar, ajudar e salvar pessoas.
Onde buscar Ajuda Em Peruíbe?
Se você ou alguma mulher que você conhece está em situação de risco, é importante denunciar a violência doméstica e procurar apoio. Veja onde pedir ajuda em Peruíbe:
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. Atendimento gratuito e sigiloso, 24h por dia, inclusive fins de semana.
Ligue 190 – Em casos de urgência e emergência, acione a Polícia Militar.
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) -Peruíbe
Rua Min. Genesio de Almeida Moura, 76, Centro
CREAS Peruíbe – Oferece acompanhamento psicológico e social para vítimas de violência familiar e doméstica.
Rua dos Pescadores, 90, Centro.
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Apoio social e orientação
Rua Jundiaí, 890, Caraguava / Rua Um, 81, Vila Erminda.
ComMulher Conselho Municipal da Mulher – órgão de participação social que tem como objetivo principal formular e fiscalizar as políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres no município.
Instagram: @commulher.peruibe
Essa luta é sua, é nossa e é de toda a sociedade, que todos os dias possamos nos conscientizar, mas que nesse mês o mundo possa ver a força de uma sociedade mais humana e corajosa.