Peruíbe a cidade que é conhecida por praias maravilhosas, não carrega somente essas belezas que por si só já encantam nossos olhos. Nosso município carrega um patrimônio histórico dos mais importantes da história do Brasil, muito antes de Peruíbe ser fundada, lá no século XVI.
Ruínas do Abarebebê, é o que restou de uma das primeiras igrejas fundadas no Brasil, por um padre chamado Leonardo Nunes. A igreja de São João Batista, foi construída no local onde hoje estão as ruínas. A igreja serviu como ponto de catequização, local de ensino e refúgio para os indígenas tupis que viviam na região, sendo o único aldeamento indígena estabelecido na Baixada Santista naquele período.
Mas porque Abarebebê?
O nome “Abarebebê” vem do tupi e significa “padre voador”, apelido dado pelos indígenas ao padre jesuíta (Leonardo Nunes), ele chegou ao Brasil por volta do ano 1531 e se tornou conhecido por levar a mensagem da igreja católica aos povos indígenas .
Construção, arquitetura e arqueologia
O local foi construído utilizando pedras, conchas, areia e óleo de baleia, materiais comuns utilizados naquela época para levantar uma estrutura. Antes de ser as ruínas que vemos hoje, o mesmo lugar era a igreja, salas de catequese, dormitórios e áreas de apoio aos missionários, e possuía também uma estrutura que servia como defesa em caso de invasões e ataques. Na década de 1980, o local foi tombado como patrimônio histórico e em 1992 foram realizados escavações no local, onde foi encontrado fragmentos de cerâmica, urnas funerárias indígenas, telhas coloniais, cravos de ferro e outros objetos que ajudam a entender a vida cotidiana dos indígenas e dos missionários que viviam naquela época.
Quando e como visitar?
Atualmente o lugar é como um museu, onde é possível ver de perto o que sobrou de uma história tão rica. O lugar proporciona uma vista incrível de Peruíbe, e é cercado por trilhas e mirantes. Um verdadeiro show, para quem é apaixonado pela história.
E a boa notícia é que durante todos os finais de semana do mês de julho você pode conhecer tudo isso bem de perto. A prefeitura abriu para a visitação com apenas uma taxa de R$5,00 inteira e R$2,50 meia entrada.
O endereço fica localizado na Estância Balneária Convento Velho, Peruíbe – SP.
As sextas, sábados e domingos do mês de julho das 09:00 às 17:00.
Você não pode perder essa oportunidade e o privilégio de conhecer esse pedacinho da história do nosso Brasil.